segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A Guerra de Tróia - Uma Saga de Heróis e Deuses




Legendário episódio protagonizado por figuras que entraram na corrente sanguínea da cultura mundial. Gente como Aquiles, Heitor, Ulisses, Agamênon, Enéias. Tudo começa, segundo a tradição, por um caso de amor: um troiano chamado Páris rapta a mulher mais linda de seu tempo, Helena, que já era casada com Menelau, grande líder grego.
Por causa disso, junta-se um poderoso exército composto pelos vários reinos do mundo grego, com centenas de navios e milhares de homens, que vão cercar, combater e finalmente destruir Troia, rica e poderosa cidade localizada na beira do mar Negro, em território hoje pertencente à Turquia. Um dos episódios dessa guerra entrou até para o repertório da conversa diária – o famosíssimo caso do Cavalo de Troia, o presente grego que decidiu a luta em favor dos que atacaram a cidade.

De que modo tudo aconteceu? Como foi que a sedução de Helena começou? Seus pais eram mesmo um deus e uma mulher mortal? E Páris, que vivia como simples pastor, como é que se torna poderoso a ponto de provocar uma guerra que dura dez anos e mata a fina flor dos homens de sua época? Aquiles realmente foi o maior guerreiro de todos os tempos? Ulisses foi o mais astuto homem? Que papel tiveram os deuses nisso tudo? De que lado ficaram? 


Tudo isso é contado aqui, num livro de leitura saborosa, em linguagem fluida, mas sempre atendendo a uma concepção rigorosa, que processa as informações literárias, mitológicas, lendárias, para contar os principais movimentos da guerra e de seus bastidores, na ordem em que aconteceram.


Eu amo mitologia e sempre leio tudo sobre ela, assim posso afirmar que esse é o melhor livro já escrito sobre a guerra de Tróia!


Cláudio Moreno é um professor, escritor, colunista e ensaísta brasileiro. Formado em Letras pela UFRGS em 1958, Moreno obteve o título de mestre em 1965 e concluiu em 1972 seu doutorado em Letras.Coordena, atualmente, a área de Língua Portuguesa em instituição privada de ensino médio de Porto Alegre.
Na imprensa, assinou uma coluna mensal sobre etimologia na revista Mundo Estranho, da Editora Abril, e escreve regularmente no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, onde mantém uma seção sobre Mitologia Clássica e outra sobre questões relativas à língua portuguesa.
 É autor de livros na área de gramática e redação, tendo também escrito um romance - Tróia: o romance de uma guerra (Porto Alegre, L&PM, 2004) -  e dois livros de crônicas:Um Rio que Vem da Grécia (Porto Alegre, L&PM, 2004) e 100 Lições para Viver Melhor-Histórias da Grécia Antiga (Porto Alegre, L&PM, 2008)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário