quarta-feira, 28 de maio de 2014

A Coragem de Criar - Rollo May




 (2013, 02). Resumo do livro "a coragem de criar" por rollo may. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-a-Coragem-De/598598.html

Enviado por adsonls22, fev. 2013 | 7 Páginas (1683 Palavras)
 

Na obra “A Coragem de Criar” produzido pelo autor Rollo May, que faz um estudo e explana sobre a criatividade em todos os aspectos, explanando de forma psicológica e social tudo que envolve e influencia na descoberta e na experimentação de novas ideias, afirmando sempre a existência de dois fatores para que a capacidade de criar se torne um valor comum entre todos, que são a coragem e a liberdade. Rollo May, nascido no dia 21 de abril de 1909, na cidade estadunidense de Ada, estado de Ohio, foi um psicólogo existencialista famoso por seu livro "Love and Will" (“Amor e Vontade”), lançado em1969.

Para o autor a coragem seria um elemento importante que suporta todos os outros valores e virtudes sendo a coragem necessária para que o homem possa ser e vir a ser.
Ele separa a coragem em três tipos básicos: a coragem física, que aparece através do corpo; a coragem moral, que seria a coragem de perceber os problemas de terceiros e se envolve com tais problemas; e a coragem social que seria a coragem de se relacionar com os outros seres humanos.

O autor fala das contradições dos nossos pensamentos, pois muitas vezes nos consideramos corretos sobre algo, e não nos preocupamos em buscar os meios que nos fizeram chegar a tais pensamentos, passando a ter um conceito muitas vezes incompleto e errôneo sobre determinado assunto. Nesse caso é que a coragem pode estar nos prejudicando e devemos buscar fazer o uso da consciência. Porém, a coragem criativa seria a mais importante de todas, uma vez que é por ela que fazemos novas descobertas, novos símbolos, novos padrões. Os artistas que utilizam dessa coragem, como dramaturgos, pintores, músicos, dançarinos e os poetas em geral. É a coragem que envolve a consciência, a inspiração, os sentimentos e todos esses fatores que se unem a ousadia no momento do artista criar sua obra.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário