sábado, 15 de setembro de 2012

Tai Chi Chuan






-->

-->
O Tai Chi Chuan foi criado na China por Chen Wangting, um general da Dinastia Ming, em 1644. Chen Wangting era legalista, e quando a dinastia caiu, ele voltou ao seu vilarejo natal. Afastado do meio militar, teve contato com práticas Taoístas de meditação e circulação de energia. Unindo seus conhecimentos marciais a estas práticas, criou um sistema de treinamento que ensinou aos seus descendentes, que desde então preservam seus ensinamentos. Chen Wangting pertencia à 9ª geração da Família Chen no condado de Wen, província de Henan, e até hoje seu vilarejo natal, chamado Chenjiagou, é o destino de escolha para quem deseja aprender Tai Chi Chuan na China.

-->

Estilos de Tai Chi Chuan

Na 14ª geração da família Chen, seu patriarca Chen Xangxing preservava a tradição ensinando os demais membros do clã. Um destes, dono de uma farmácia de ervas fitoterápicas, era o anfitrião das aulas. Na sua casa trabalhava um caseiro, chamado Yang Luchan. Como morava na casa do anfitrião das aulas, e após uma longa insistência, Yang Luchan foi o primeiro aluno a ser admitido nos treinos sem ser parente dos Chen. Depois de 17 anos de treinamento, Yang Luchan passara a ser considerado como membro da família, e foi-lhe permitido deixar a propriedade. Ele viajou para Pequim, onde tornou-se famoso pelo seu gongfu. Suas aulas originaram o estilo Yang de Tai Chi Chuan, e deste surgiram os outros estilos.

Algumas lendas também apareceram com o tempo, como a de que Yang Luchan teria espionado as aulas da família, ou coisa semelhante, e então teria demonstrado grande habilidade ao ser flagrado.

-->

Tai Chi Chuan e Chi Kung

O que faz com que o Tai Chi Chuan seja mais que simplesmente uma sequência de movimentos executada em câmera lenta? E ainda, por que mover-se assim devagar?

A resposta é o Chi Kung. Qualquer exercício que tenha sido projetado com a finalidade de promover a circulação da energia vital no corpo pode ser chamado de Chi Kung, e existem centenas deles. No Tai Chi Chuan da família Chen, praticamos dois tipos de Chi Kung: o Zhanzhuang, conhecido como Postura da Árvore ou Postura da Estaca, e o Chansigong, o Desenrolar o Fio de Seda. Na maioria das vezes o Tai Chi Chuan é treinado em ritmo lento para que seja possível fazer os movimentos com a precisão requerida para a boa circulação de energia, mas se o praticante for proficiente, também pode ser feito em velocidade.
  -->

Tai Chi Chuan e saúde

O Tai Chi Chuan foi criado recebendo influências de práticas Taoístas de circulação de energia. Estas práticas visavam aumentar a vitalidade, e promover a melhoria da circulação da energia - que são os princípios terapêuticos da medicina chinesa. Por outro lado, o Tai Chi Chuan nasceu como uma arte marcial - mas não era um simples apanhado de técnicas para serem ensinadas a soldados, e sim um sistema refinado que seria ensinado dentro da própria família do fundador. O Tai Chi Chuan é a única arte marcial projetada na sua criação pra preservar a saúde do praticante.

Tendo sido construído fundamentado sobre a observância das leis naturais do Yin e Yang, o Tai Chi Chuan é infinitamente adaptável, podendo ser praticado desde por atletas até por pessoas com problemas de saúde sérios, e sendo útil tanto para condicionamento físico pesado quanto para a recuperação da saúde. Por isto o Tai Chi Chuan é enormemente popular, e tem sido objeto de pesquisas científicas que comprovam suas propriedades curativas superiores. Um exemplo recente é o artigo publicado no New England Journal of Medicine demonstrando que os resultados da pratica do Tai Chi Chuan por pacientes com Mal de Parkinson são superiores aos resultados dos oferecidos pela prática de exercícios comuns.
-->

Tai Chi Chuan, arte marcial e defesa pessoal

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial, e pode ser usado para defesa pessoal. No entanto, é preciso compreender que o Tai Chi Chuan baseia-se na aquisição de habilidades que devem aparecer naturalmente pela transformação do corpo. Isto é muito diferente, e requer muito mais horas de treinamento, do que aprender técnicas de rápida assimilação. O Tai Chi Chuan foi criado por um general, para ser ensinado dentro da sua família, ou seja, para alunos que estariam em contato constante com o professor. Além disso, estes alunos viriam a tornar-se profissionais: os Chen ficaram famosos como guarda-costas de caravanas comerciais, numa época bastante turbulenta no interior da China. Aqueles que usavam o Tai Chi Chuan para esta finalidade treinavam em regime de dedicação integral - o dia todo, todos os dias.
-->

Movimentos do Tai Chi Chuan

Os movimentos do Tai Chi Chuan são feitos de maneira encadeada e fluida, e devem ser realizados em estado de plena atenção mental. Devem ser comandados pelo centro do corpo - a região que vai do alto das coxas até a altura do umbigo, pois esta região é onde se localiza a maior parte da massa muscular. Ao mesmo tempo, no meio desta região está o centro energético do corpo, conhecido como dantien. As sequências de movimentos no Tai Chi Chuan são chamadas de "formas", e existem formas de vários tamanhos. No Estilo Chen de Tai Chi Chuan as formas antigas tem 75 movimentos (Laojia Yilu) ou 83 movimentos (Laojia Erlu), e há formas curtas de 19 e de 38 movimentos. No Tai Chi Chuan da família Chen os movimentos podem ser lentos, em sua maioria, ou rápidos e explosivos, quando pratica-se o fajin.
Fonte:
-->
http://taichichuan.org.br/#o-que-e








 





2 comentários:

  1. Gracias por tus palabras, tan cordiales. Tu blog, muy interesante e instructivo. Enhorabuena!
    Ah!: Yo también adoro los felinos, en especial los gatos, con quienes me entiendo estupendamente, incluso con los más huraños. Son gente maravillosa, y por supuesto superiores a los humanos.
    Un beso desde Madrid.

    ResponderExcluir
  2. Amo taichi, é o encontro perfeito entre corpo e mente, harmonia e disciplina, equilíbrio e serenidade.
    Beijinhos de luz.
    Lua

    ResponderExcluir