domingo, 1 de julho de 2012

PIN-UP



Pin-up é uma modelo cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop. Destinadas à exibição informal, as pin-ups constituem-se num tipo leve de erotismo. Embora elas sejam realmente muito sensuais, o estilo também é conhecido pelo clássico romantismo. Uma das marcas de uma Pin-Up é a Cereja, batom bem forte, delineador, pele alva, postura provocante e algo ingênua, entre outros .

Pin-up também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação a estas fotos. O termo foi documentado pela primeira vez em inglês em 1941; contudo, seu uso pode ser rastreado pelo menos até a década de 1890. As imagens “pin-up” podiam ser recortadas de revistas, jornais, cartões postais e assim por diante. Tais fotos apareciam frequentemente em calendários, os quais eram produzidos para serem pendurados (em inglês, pin-up) de alguma forma. Posteriormente, posters de “pin-up girls” começaram a ser produzidos em massa.

Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus posters tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial




A expressão “cheesecake” é sinônimo de “foto pin-up”. O mais antigo uso documentado neste sentido é de 1934, antecipando-se a “pin-up”, embora anedotas afirmem que a expressão estava em uso na gíria pelo menos 20 anos antes, originalmente na frase (dita sobre uma bela mulher) better than cheesecake (algo como um verdadeiro pitéu).

Pin-ups modernas: Gwen Stephany, Katy Perry adotaram o rótulo temporariamente, e outras acrescentam tatuagens à fórmula, como Pitty e a Kat Von D. Para quem ficou curioso, o site Pin Me Up (www.pinmeup.com.br) reúne fotos de meninas que seguem essa estética.













 




Atrizes se vestem de pin-ups para ensaio fotográfico

Mary-Kate e Ashley Olsen 


  Atrizes de "Desperate Housewives" 


Guilhermina Guinle

 
Luciana Gimenez


Grazi Massafera 


Luciele Di Camargo


Hayden Panettiere 

Carol Castro  


 Kristen Bells



Kristen Stewart




Alice Braga


 

Um comentário: