sábado, 30 de junho de 2012

Vintage e Retrô





Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.

A palavra Vintage no século XVIII passou a significar “ano em que foi feito um vinho”. Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a outra época. Os requisitos para ser “Vintage” são: pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista, não haver sofrido nenhuma transformação (releitura), representar um instante da moda e estar em perfeito estado. No oposto, Coleções que revisitaram certas décadas, buscaram inspiração em algumas peças e que estejam sendo produzidas para consumo são releituras, e podem ser classificadas como Retro.
Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas das décadas de setenta, oitenta e noventa um certo teor "vintage", mas, por serem relativamente recentes, o termo não é devidamente atribuído a estas décadas. O resgate da moda pin-up é um exemplo de "moda vintage". Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época. Mas tambem sendo usada em outras epocas.
O termo Retro ou Retrô, significa para trás e confunde-se com o Vintage, afinal tudo tem a ver com o passado. Ainda como exemplo, o Vintage é aquele produto original encontrado em um Brechó, Loja, Bazar ou Antiquário, seja ele uma roupa, acessório ou objeto de decoração antiga, mas emblemática e em bom estado. Ao contrário no quesito tempo, Retrô é o lançamento atual de algum produto ou peça, com a inspiração Vintage e completamente repaginado. Ou seja, o Retrô é algo incrivelmente novo com a aparência muito antiga e que faz sucesso pela releitura perfeita de uma época, ou de um estilo marcante.

 









Diva Retrô

A americana Dita Von Teese, atriz e dançarina, é conhecida no mundo todo pelo seu estilo pin-up e por fazer strip-tease associado ao burlesco (teatro cômico de século 19 que consistia em parodiar os hábitos sociais da alta sociedade - foi com o burlesco que surgiu o strep-tease).

Quando criança, Dita era fascinada por musicais da MGM e imitava as estrelas da Era de Ouro de Hollywood. Aos 18 foi trabalhar em um clube de strep-tease e também como modelo, mas focada em fetichismo. 

Dita _ Heather Renée Sweet - transformou o ato de tirar a roupa em cult, já tendo aparecido mais de 30 vezes na playboy. É considerada a sex simbol mais luxuosa do planeta, sempre vestida e maquiada tendo como referência as mulheres da década de 40 e 50. 

Em 2005 casou-se com o cantor Marilyn Manson, de quem separou-se em 2007. 



A diva já lançou um perfume, uma linha de lingerie e roupas, e tornou-se boneca (marca Emilia Couture). Tudo com ritual retrô e pin-up. 




                      O vestido abaixo é o primeiro da linha a ser divulgado.



                                      Lingerie  sensual para todos os tamanhos

                                                                         Perfume

                                                                   
                                                                      Boneca


                                                                  Diva Retrô 















Um comentário: