domingo, 10 de junho de 2012

Tatuagem



A tatuagem (também referida como tattoo na sua forma em inglês) ou dermopigmentação ("dermo" = pele / "pigmentação" ato de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.

Tatuagens foram feitas no Egito, entre 4000 e 2000 a. C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori). As tatuagens geralmente estavam ligadas a rituais religiosos. 

Na Idade Média a Igreja Católica baniu a tatuagem da Europa (Em 787 foi proibida pelo Papa) e ela passou a ser considerada uma pratica demoníaca, sendo caracterizada como pratica de vandalismo no próprio corpo, templo do Espírito Santo.

O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele). Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente. Porém, em 1879 o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos e a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

Em 1891, Samuel O'Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens, baseado em outro aparelho extremamente parecido que havia sido criado e patenteado pelo próprio Thomas Edison. Durante a Segunda Guerra Mundial, a tatuagem foi muito utilizada por soldados e marinheiros, que gravavam o nome da pessoa amada em seus corpos, popularizando a prática novamente.

Brasil

No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente. Surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen (também conhecido como Lucky Tattoo), que teve sua loja nas proximidades do cais onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos. Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas.

Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet e o uso de tatuagens por famosos, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.


Tatuagens Femininas
 



























Tatuagens Masculinas






Famosos e suas Tatuagens:


                               Justin Timberlake

                                  Angelina Jolie



                                  Johnny Depp



                                            Pitty



                                       Júlia Petit

                                      Katy Perry

                                Luize Altenhofen

                                     Megan Fox

                                      
                                                                   Rihanna 


                                    David Backham


Sites legais:


www.portaltattoo.com/

O site da Elitize vende meias calças tatuadas tão naturais que se tem a impressão que a tatuagem é verdadeira. Uma opção, como as tatuagens removíveis, pra quem não quer marcar o corpo.




http://www.elitize.com/meia-calca-tatuada-1.html

Outras tatuagens










Um comentário: