domingo, 3 de junho de 2012

Do livro Os Melhores Contos Bíblicos – Flávio Moreira da Costa



O Diário de Adão e Eva

Mark Twain

Parte I – Fragmentos do diário de Adão

Segunda-feira

Esta nova criatura de cabelos longos vive me atrapalhando. Está sempre ao meu redor e me segue por todos os lados. Não gosto disto; não estou acostumado a ter companhia. Gostaria que ficasse com os outros animais... Hoje está nublado, o vento sopra do leste; acho que nós teremos chuva... Nós? De onde tirei esta palavra? – Agora me lembro – é a nova criatura que a usa.
................................................................................................................................




Sexta
O processo de nomear continua intenso e sem qualquer controle, e não há nada que eu possa fazer. Eu tinha posto um ótimo nome no território, um nome musical e belo – JARDIM DO ÉDEN. Comigo mesmo, continuo a chamá-lo assim, mas já não posso fazê-lo abertamente. A nova criatura diz que ele é todo bosques e rochas e paisagens, e portanto não se parece de forma alguma com um jardim. Ela diz que se parece com um parque, e que não se parece com mais nada a não ser um parque.  Portanto, sem me consultar, ele foi renomeado – PARQUE DAS CATARATAS DO NIÁGARA. Isto me parece bastante arbitrário. E já tem um cartaz:
NÃO PISE
NA GRAMA

Minha vida já não é mais tão feliz como antes.

..............................................................................................

Parte II – Fragmentos do diário de Eva






Quarenta anos depois

É o meu desejo, é a minha prece que nós possamos partir dessa vida juntos – um desejo que nunca há de desaparecer da face da terra, mas que terá lugar no coração de toda esposa que ama, até o final dos tempos; e deverá levar meu nome.
Mas se for preciso que um de nós parta primeiro, é minha prece que seja eu; pois ele é forte e eu sou fraca, eu não sou tão necessária a ele como ele é para mim – a vida sem ele não seria vida; como eu poderia suportá-la? Esta prece é também imortal, e não cessará de ser oferecida enquanto minha raça sobreviver. Eu sou a primeira esposa; e na última esposa serei repetida.


No túmulo de Eva

Adão: Onde quer que ela estivesse, ali ficava o Éden.



3 comentários:

  1. Adorei .
    Vou comprar este livro.
    Acho que se Jesus fosse
    narrar a historia, seria
    muito proximo do que li.

    E claaro que pode levar a luz
    pra onde quiser. e nem precisa
    de creditos...o importante é que
    a "filosofia" siga...

    Obrigada Mel.
    Vc é extremamente generosa em
    teus comentarios.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. E é fácil ser generosa com o seu blog. É fantástico!

      Excluir
  2. Passando para deixar um abraço
    Carinhoso!!!!! Develesa araklam tume = Com Deus, nós encontramos você.

    Optchá

    Cigana Raicha

    ResponderExcluir