sábado, 26 de maio de 2012

Op Art


Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e o uso de ilusões ópticas. A expressão "Op Art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Os trabalhos de Op Art são em geral abstratos e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.
Apesar de ter ganho força na metade da década de 1950, a Op Art passou por um desenvolvimento relativamente lento. Ela não tem o ímpeto atual e o apelo emocional da Pop Art: em comparação, parece excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades. Por outro lado, suas possibilidades parecem ser tão ilimitadas quanto as da ciência e da tecnologia.
O termo surgiu pela primeira vez na Time Magazine em Outubro de 1964, embora já se produzissem há alguns anos trabalhos que hoje podem ser descritos como "Op Art". Sugeriu-se que trabalhos de Victor Vasarely, dos anos 30, tais como Zebra (1938), que é inteiramente composto por listas diagonais a preto e branco, curvadas de tal modo que dão a impressão tridimensional de uma zebra sentada, devem ser consideradas as primeiras obras de Op Art.


 


Bridget Riley é talvez a mais conhecida dos artistas de Op Art. Inspirando-se em Vasarely, pintou uma série de quadros só com linhas pretas e brancas. No entanto, em vez de dar a impressão de um objeto do mundo real, os seus quadros deixavam frequentemente a impressão de movimento ou cor.
Em 1965, uma exposição chamada The Responsive Eye (O Olho que Responde), composta inteiramente por trabalhos de Op Art, abriu em Nova York. Muitos dos artistas hoje considerados importantes no estilo exibiram lá trabalhos seus. Em seguida, a Op Art tornou-se tremendamente popular, e foram usadas imagens nesse estilo em vários contextos comerciais. Bridget Riley tentou processar uma empresa americana, sem sucesso, por usar um dos seus quadros como base para um padrão de tecido.
Mais tarde, Riley produziu trabalhos coloridos, e outros artistas de Op Art também trabalharam com cor, embora estes trabalhos tendam a ser menos conhecidos. Contrastes violentos de cor são por vezes usados para produzir ilusões de movimento similares às obtidas a preto e branco.

 Bridget Riley. Movement in squares, 1961

No Brasil, um dos principais artistas da Op Art foi o escultor, pintor e desenhista Luiz Sacilotto (1924-2003).  



Sacilotto, Concreção 8079, 1980

                                                               Concreção 7452
   
Outras imagens:





Fontes:
educacao.uol.com.br/artes/op-art.jhtm





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