segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Edifício Martinelli - SP


                                                         Detalhe dos andares superiores.


O Edifício Martinelli, com 30 pavimentos, foi o primeiro arranha céu da América Latina. Está localizado no triângulo formado pela Rua São Bento nº405, Av. São João nº 35 e Rua Libero Badaró nº 504, no centro de São Paulo.
Erguido com a técnica construtiva de alvenaria de tijolos e estrutura de concreto. Atualmente, considerado o símbolo arquitetônico mais importante do momento de transição da cidade baixa. A construção foi iniciada em 1924, inaugurado em 1929 com 12 andares seguindo até 1934 finalizando a obra com 30 andares (130 metros).
Foi arquitetado e projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas-Artes de Viena. Sem apoio governamental para terminar a obra, Martinelli foi obrigado a vender uma parte do empreendimento ao "Istituto Nazionale di Credito per il Lavoro Italiano all´Estero" do Governo Italiano, motivo pelo qual o Governo Brasileiro tomou o prédio para si, em 1943.
Em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, abrigou em seus terraços superiores, uma bateria de metralhadoras antiaéreas, para defender São Paulo do ataque dos chamados "vermelhinhos", os aviões do Governo da República, que sobrevoavam a cidade ameaçando bombardeá-la.

 
                                                     Terraços luxuosos do Edifício Martinelli.

Vários partidos políticos tiveram suas sedes no Edifício Martinelli: o antigo PRP (Partido Republicano Progressista), PC (Partido Constitucionalista), PI, posteriormente a UDN (União Democrática Nacional). Os clubes da cidade também ocupavam as suas dependências como o Palestra Itália, hoje o Palmeiras, a Portuguesa de Desportos e o IT Clube, hoje desaparecido.
A partir da década de 50, o edifício entrou em uma fase de degradação extrema, ocupado por moradores de muito baixa renda, com o lixo sendo jogado nos buracos do elevador e servindo de cenário para alguns dos crimes mais famosos da época.
Em 1975 foi desapropriado pela prefeitura e completamente reformado pelo Prefeito Olavo Setúbal, reinaugurado em 1979 onde se encontra nas atuais condições. Hoje abriga as Secretarias Municipais de Habitação e Planejamento, as empresas Emurb e Cohab-SP, a sede do Sindicato dos Bancários de SP além de diversos estabelecimentos comerciais na parte térrea do edifício.


 
                                                                Casa do Comendador.

No 26º andar exibe um belíssimo terraço do qual se tem uma visão panorâmica da cidade, avistando-se o Pico do Jaraguá, as antenas da Paulista e os milhares de prédios que compõe a paisagem urbana da cidade. Também nesse espaço foi construída a "Casa do Comendador", réplica de uma villa italiana, onde a elite de São Paulo se reunia em suntuosas festas. Foi construída como moradia da família Martinelli para "provar" ao povo que o prédio não cairia.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio_Martinelli 

  

8 comentários:

  1. Nossa, que legal voce abordar essa historia. Gostei muito do novo template do blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que show Mel, pois eu morei em SP até ano passado e passava sempre ao lado desse prédio e observava a sua beleza e riqueza em detalhes. Eu trabalhei neste prédio que fica bem próximo na última imagem. É o antigo Banespa ( Hj Santander), trabalhei um tempo no 11º andar.
    Belíssima postagem! Super abraço e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que coincidência. A história do prédio é realmente muito interessante e despertou meu interesse na história da arquitetura brasileira. Geralmente o pessoal só fala da construção de Brasília, mas temos histórias bem interessantes.

      Excluir
  3. É com muito amor e carinho, que venho através desta pequena mensagem, desejar que tenhas uma noite Maravilhosa!
    Cigana Raicha

    ResponderExcluir
  4. Que tri ^^
    parece bem construções clássicas, com aparência de um palacete e tal.


    Hey deixa um comment lá no meu tmb?
    www.luliskd.blogspot.com

    (E se ainda não segue, siga lá por favor *-*)

    ResponderExcluir
  5. Uma feliz "Noitinha " para vc amiga.
    Beijos no core!!!!!
    Cigana Raicha

    ResponderExcluir
  6. Senhor, faça que eu partilhe a vida com meus amigos. Que eu seja tudo para cada um deles. Que a todos dê minha amizade, minha compreensão, meu carinho, minha simpatia, minha alegria, minha solidariedade, minha atenção, minha lealdade. Que eu os aceite e os ame como são. Que eu seja um refúgio poderoso e um amigo fiel.


    • Mandar tsera tai kater o Del mai but te aven tumenge (Para mim um pouco de dinheiro, para você Deus dê prosperidade

    Cigana Raicha

    ResponderExcluir