domingo, 6 de maio de 2012

Mark Ryden


Fonte: http://modaspot.abril.com.br/cultura-fashion/livro-resume-trabalho-de-mark-ryden

Livro resume trabalho de Mark Ryden
por Yasmin Abdalla11 de fevereiro de 2012, 7H53

A arte se renova sempre que um artista desafia os estilos estabelecidos e cria uma nova estética. Foi exatamente isso que fez o americano Mark Ryden. Ele deu ao movimento surrealista um novo tom e se tornou um dos principais nomes do que hoje é chamado de surrealismo pop. Agora, a editora Taschen acaba de lançar o livro Pinxit – Mark Ryden, que reúne diversos trabalhos dele. A publicação é organizada pelos temas das principais exposições de Mark, entre elas, Te Meet Show (1998), Meat (2001) e Te Tree Show (2007). O livro traz quase 20 anos de carreira de Ryden, que começou a fazer sucesso nos anos 1990. Pinxit inclui também artigos de outros artistas pop, como o japonês Yoshitomo Nara, e de críticos, como Carlo McCormick e Kristine McKenna.
Em suas telas, Ryden inverte a ordem natural das coisas, criando imagens que trazem uma estética apurada e desafiando a realidade. Elementos como gravidade e proporção são geralmente ignorados. O artista também costuma satirizar temas polêmicos, como religiosidade, política e consumo. O universo de Ryden, além das recorrentes figuras infantis e da temática pop, também conta com um tom fantasmagórico – muitas de suas crianças são dignas de histórias de terror.
Além das exposições que já fez pelo mundo, como no Pasadena Museum of California Art e no Museum of Contemporary Art, em Los Angeles, Mark se arriscou em outros âmbitos da cultura pop, ilustrando o álbum Dangerous, de Michael Jackson, e a capa do livro Desperation, de Stephen King. Artista em pleno vapor, ele já tem uma exposição marcada para maio de 2012. A mostra, que traz novas pinturas e desenhos, acontece na Michael Kohn Gallery, em Los Angeles, onde o artista vive atualmente.












Um comentário:

  1. Olá querida de uma passadinha para conhecer seu blog, e achei encantador. Faz me lembrar da minha infancia quando eu pegava os livros das minhas amiguinhas para ler e as figuras eram todas parecidas com as que estão postadas. Ah já estou te seguindo viu! e terei o imenso prazer de tela no meu blog.Bjs
    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir