domingo, 1 de abril de 2012

ARTE URBANA


Arte Urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se da manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.

A expressão Arte Urbana surgiu inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris,e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard  .O termo era usado para identificar o "refinamento" de determinados traços executados pelos urbanistas ao "desenharem" a cidade.

Dada a dificuldade de enquadramento das inscrições murais feitas à revelia das autoridades e proprietários no conceito de arte pública, assiste-se a um ressurgimento da designação de "Arte Urbana" que passou a incluir todo o tipo de expressões criativas no espaço colectivo. Esta designação adquiriu assim um novo significado e pretende identificar a Arte que se faz no contexto Urbano à margem das instituições públicas.

Além do grafite, a Arte Urbana também inclui estátuas vivas, músicos, malabaristas, palhaços e teatros. Poucos veículos são voltados exclusivamente para esse tipo de arte. O blog Arte Urbana, por exemplo, retrata o dia a dia dessas pessoas em forma de crônicas. Também existem projetos de livros e sites para a arte urbana brasileira. 

http://araka.com.br/index.php/as-100-melhores-fotos-de-arte-urbana-de-2011/



















Nenhum comentário:

Postar um comentário