segunda-feira, 19 de março de 2012

TAYLOR CALDWELL - ROMANCES


Eu habitualmente evito livros com temática religiosa ( exceção a Nikos Kazantzákis) porque o autor costuma se apegar a um dogma e o define como verdade absoluta ou se prende a preconceitos e julgamentos religiosos. Isso não ocorre com essa autora. Embora ela possua um estilo literário tão definido que após ler o primeiro livro, os outros se tornam previsíveis, em suas histórias os protagonistas são o Amor, o Respeito, a Tolerância e a Compaixão. Eu vou a uma igreja e eu morro de tédio; eu leio os livros dela e eu quero ser uma pessoa melhor.

 
Livro - Médico de Homens e de Almas 

Romance baseado na extraordinária vida de Lucano, ou Lucas, o Grande Apóstolo, pesquisada com amor e devoção pelo próximo, que obcecou a mente da escritora por quarenta e seis anos até ser escrito. Foi ele o único Apóstolo que não era judeu. A história de Lucano é a história da peregrinação de todos os homens através do desespero e das trevas da vida. 

 
Sinopse - A Luz e as Trevas - Taylor Caldwell

A autora mais uma vez escolheu um tema histórico, situando a ação deste seu romance na França de Richelieu, então palco das lutas entre os irreconciliáveis católicos e huguenotes.
Excepcional em todos os sentidos, a trama de A LUZ E AS TREVAS é como uma tapeçaria, onde a intriga, a lealdade e a traição, que marcaram uma das épocas mais decisivas e fascinantes da História, não somente na França mas de toda a Europa, se destacam contra um fundo de pompa, fanatismo e idealismo.
Pelas páginas do romance desfilam, vívidos e reais, os grandes homens e mulheres desse tempo, e saliente no enredo encontra-se a apaixonante história de amor entre Arsène, ardente e jovem aristocrata huguenote, e Cécile, uma bela camponesa católica.

 
Sinopse - Doce vitória - Taylor Caldwell

 John fletcher, ex-capelão do exército norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial, é nomeado pastor de Barryfield, onde se instala com os seus filhos adotivos, cinco pequenos órfãos europeus. Humanitário e generoso, ele não é compreendido pela comunidade, que começa a hostilizá-lo sob a liderança do rico e poderoso Macdonald Summerfield. Porém, John não está só na luta. Lorry, a filha de Summerfield, revolta-se contra seu pai, ao mesmo tempo em que descobre a sua profunda paixão pelo novo pastor.





Só Ele Ouve

A autora destaca o poder da fé, narrando a inspiradora história do Homem que ouve, pacientemente, a todas as pessoas que O procuram em seu santuário, na busca por abrigo, conforto e esperança.


9 comentários:

  1. Passando para te desejar um belo dia e um feliz outono.
    Beijos de folhas.
    Lua.

    ResponderExcluir
  2. Parecem livros muitos inresantes, depois vou ler algum. Sou da corrente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Qual é o seu blog? deixa o endereço.

      Excluir
  3. O último parece ser o melhor. Pelo menos o que mais simpatizei. Onde voce encontra essas obras Melysande?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria você encontra em livrarias, mas são muito caros. Eu prefiro os sebos virtuais. O Mercado Livre tem quase todos a preços mais acessíveis, alguns muito baratos. Só Ele Ouve é um dos meus preferidos, mas eu adoro A Luz e as Trevas. É monumental e uma aula de história (da França) fantástica, abrangendo a perseguição religiosa na França do cardeal Richelieu e o Cerco de La Rochelle. Pra quem gosta de história - que é o meu caso - é maravilhoso.

      Excluir
    2. O médico de homens e almas é excelente também! Leiam e vão amar!

      Excluir
  4. É o Teck News do amigo M. Alves. Ah, gostei do ultimo libvro, valeu, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. É muito difícil encontrar resenhas das obras de Taylor Caldwell. Nem no skoob há muitas. Agradecido pelo post. No meu blog há uma resenha sobre um de seus livros. O contexto é bem diferente desse seu post, mas se tiver curiosidade em dar uma olhada e também me seguir:

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/04/sete-criancas-que-tocaram-o-terror.html

    ResponderExcluir