sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

AMO SEXTAS-FEIRAS 13



Sexta feira treze!Data em que supersticiosos em diferentes culturas ao redor do mundo costumam ficar de cabelo em pé. O cinema norte-americano imortalizou esta data com uma seqüência de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer tão pouco expressivo que poderia ser interpretado por Steven Seagal.
A verdadeira origem da “Sexta-feira 13” não é clara, embora existam diversas explicações espalhadas por aí. Desde a teoria de que Cristo foi perseguido nesta data até o  boato de que o rei Felipe IV, sentindo-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários. Os cavaleiros, por sua vez, teriam recusado a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, Felipe teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Lendas nórdicas também relacionam a data com Friga, deusa do amor e da beleza, posteriormente relacionada pela igreja a bruxaria, e Loki, o deus da discórdia e do fogo. 
Admito que já tive receio em relação a essa data, mas alguns anos atrás acordei atrasada pra universidade e vesti a primeira blusa que peguei (preta). A primeira coisa que vi quando abri a porta foi um gato preto e, por fim, ainda acabei passando por baixo de uma escada. Foi um dos dias mais tranquilos da minha vida e só à noite foi que me toquei que era sexta-feira treze. Desde então é um dos meus dias favoritos e acredito que me dá sorte. 
Quer dizer... São 18:15h e tudo está tranquilo... Superstições e infortúnios à parte, não custa nada bater na madeira só pra garantir...
Boa sexta feira 13!



Nenhum comentário:

Postar um comentário