quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Orgulho e Preconceito - livro e filme




A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Orgulho e Preconceito (1797) é a obra mais conhecida da autora. Jane Austen mostrou como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época.A crítica veio a considerá-la a primeira romancista moderna da literatura inglesa.
Se ainda não entendeu a importância da obra para os ingleses, basta dizer que os súditos da Rainha elegeram Orgulho e preconceito o segundo livro mais importante de sua literatura, atrás apenas de O senhor dos anéis.



Título original: (Pride & Prejudice)
Lançamento: 2005 (França, EUA, Inglaterra)
Direção: Joe Wright
Atores: Keira Knightley, Matthew MacFadyen, Talulah Riley, Rosamund Pike, Carey Mulligan.
Duração: 127 min
Gênero: Romance

Um dos raros casos em que o filme é melhor do que o livro, mas vale a pena conhecer a ambos.

Sinopse
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem. O filme foi indicado a quatro Oscar. 


video


youtube.com
 20 mar. 2007 - 3 min - Vídeo enviado por Stellaaa1984

Um comentário:

  1. É um clássico para ser guardado e passado em gerações. Pois a mensagem do livro é verdadeira.

    Passando para te desejar um final de semana ótimo, um feriado feliz e uma semana de grandes realizações.
    Beijos de lírios.
    Lua.

    ResponderExcluir