sábado, 8 de outubro de 2011

Pola Oloixarac, por Valmir Moratelli, enviado especial a Paraty (RJ) | 07/07/2011 13:25


Musa da Flip, Pola Oloixarac diz: "Não faço questão de ser feia"
Dona de um gato chamado Gmail, a escritora argentina rouba as atenções em Paraty com sua beleza e simpatia
As cinzas do vulcão chileno Puyehue quase impediram que Pola Oloixarac chegasse a Paraty. Seu voo foi atrasado em um dia. A argentina, atualmente morando em Bariloche, está na Flip para divulgar seu primeiro livro "As Teorias Selvagens". Ela chega tímida para a coletiva de imprensa, escondida em par de óculos e echarpe. O sorriso demora a surgir. "Estou encantada com a cidade, mas reconheço que não esperava tanto frio", diz, encasacada. É o primeiro livro estrangeiro traduzido para o português para ser lançado em versão digital ainda inédito. Por isso mesmo, o uso de tecnologias é o assunto preferido de Pola - tanto em seu livro como também nas conversas informais. Formada em filosofia, a argentina de 33 anos se mostra cuidadosa com a fama repentina no evento em Paraty, a de que é a "musa da Flip".
Ela ri quando lhe perguntam sobre isso. E diz que não se imagina feia. "Se me acho bonita? Nunca sofri preconceito por isso, mas sinto que há sim por ser jovem e mulher. Beleza é uma questão pessoal, mas ser mulher é mais amplo. Nem por isso vou me enfeiar. Não faço questão de ser feia", afirma.
Fã de gatos (ela tem um chamado "Gmail"), de orquídeas (tema de seu próximo romance) e de futebol, Pola só deixa a cordialidade de lado quando é questionada se Messi finalmente vai fazer a diferença na Copa América. "Tomara que desencante", ri. Na sexta-feira (dia 8), ela participa do debate "Pontos de fuga" ao lado do angolano valter hugo mãe.
Novas tecnologias
"Acho estupendo que tenhamos esta capacidade de modificar o tempo todo. Penso muito nestas novas formas de se comunicar. Meus personagens dialogam com as inovações tecnológicas porque são contemporâneos e isso é fundamental para que se estabeleça uma crítica ao império do Google, ao império que vivenciamos hoje em dia e ainda não nos demos conta de seus efeitos em nossas vidas".
Quebrando tabus
"Estamos num momento que nos obriga a avançar em algumas discussões, mais do que querer. É uma obrigação mesmo. Precisamos, a meu ver, reformar a causa feminista para lutar por total liberdade às mulheres. Temos que avançar, porque ainda somos subservientes a uma posição inferior no mundo. É nisso que devemos nos concentrar neste momento atual".
Próximo livro
"Alguns sabem que sou encantada com orquídeas. Tive que deixar as minhas em casa, porque não deixaram que eu entrasse com elas no avião (risos). Meu próximo livro vai falar um pouco dessa relação com as flores. Tenho até algumas espécies brasileiras também, são belíssimas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário