quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Exposição em São Paulo mostra talento de jovens designers brasileiros

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/10/exposicao-em-sao-paulo-mostra-talento-de-jovens-designs-brasileiros.html
Edição do dia 08/10/2011
08/10/2011 21h23 - Atualizado em 08/10/2011 21h27
Mostra expõe protótipos feitos por jovens designers que tentam antecipar desejos ou despertar vontades no consumidor.
O talento de jovens designers brasileiros está exposto em São Paulo, em uma mostra em que beleza e praticidade são fundamentais.
Uma geladeira de meio metro de altura. Um ônibus de poucos centímetros de comprimento.
São protótipos feitos por jovens designers, que tentam antecipar desejos ou despertar vontades no consumidor.
“Você tem que pensar nas necessidades dele mesmo q ele não perceba isso, porque muitas vezes a gente não sabe o que a gente quer, ou do que a gente precisa”, conta a estudante de design Aline Burgos.
Uma caixa, uma estante ou até uma cadeira para crianças. Aline é criadora desse bloco multifuncional, selecionado para a quarta mostra de jovens designers em São Paulo.
As peças expostas aqui devem surpreender e provocar uma sensação boa no público. Como em alguns desfiles de moda, elas são experimentais, ousadas e nem sempre estão prontas pra entrar na casa da gente. É o que os designers chamam de peças conceituais.
“Depois você vai lapidando ela, tornando um pouco mais comercial”, conta o designer Caio Souza.
Originalidade, forma, funcionalidade foram critérios usados na seleção das 45 peças.
Seis delas vão representar o Brasil em uma feira em Milão, na Itália.
Tem bijuteria feita com sobras de couro, jogo educativo para crianças, adaptador de talher para deficientes. A luminária que imita neurônios, equipamento para transporte de pacientes e um tênis inspirado no origami - a técnica oriental de dobraduras.
“O Brasil ele não tem compromisso, ele não tem uma estética ainda definida claramente, então, o que acontece? Nós podemos investigar, experimentar, nós não temos medo. Então essa falta de m... De arriscar, faz com q nosso design pouco a pouco vá se superando e mostrando uma nova dimensão”, conta Auresnede Eddy Stephan, curador da mostra.
A inovação aparece até num simples estojo de lápis de cor.
“Acho que o designer não pode ser um luxo pra poucos. Tem que ser uma coisa também que outras pessoas tenham alcance,” diz Priscila Nanini, designer gráfica.

3 comentários:

  1. Melysande venho retribuir e agradece sua visita em um dos meus cantinho. Fiquei muito feliz que tenha se tornado mais uma amiga do Luasnegra. Fique sempre a vontade.
    Abraços mágicos.
    Lua.

    ResponderExcluir
  2. Oi Melysande!
    Muito bacana essa exposição, parece ser bem interessante mesmo. Pena que não posso ir :/ dlkjaskld

    Beijos, Kamila

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Somos duas. Também adoraria estar lá.

    ResponderExcluir