segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Designer de jóias brasileiro 03

Fonte: abcDesign
http://www.criadesignblog.com/post/1383/design-de-joias-no-brasil
A revista abcDesign deste mês traz uma matéria sobre alguns representantes do design de jóias brasileiro. Entre os mais conhecidos, estão Clementina Duarte, que hoje é designer de jóias oficiais do Itamaraty. Seus brincos Positivo-Negativo já foram editados oito mil vezes. Outro emblema nacional na área é a rede de joalherias H.Stern, criada pelo alemão Hans Stern no Rio de Janeiro.
Silvia Doring trabalhou como gerente de produtos da Bergerson e hoje possui seu próprio ateliê. Ela explica que é preciso ter sempre ter em mente as necessidades do mercado, que levam em consideração o preço e o que está na fazendo sucesso no momento, além do design. “Sempre estamos de olho nas tendências atemporais. Afinal, uma jóia não é algo que se compra com frequência”, explica.
Além de metais e pedras preciosas, alguns designers de jóias arriscam projetos usando materiais inusitados, como Salma Nasser, que fez uma coleção com objetos catados do chão, transformando lixo em jóias, e Mana Bernardes, que usa matéria-prima como garrafas PET, colheres de café e bolas de gude para criar suas peças.
Outra designer de jóias brasileira conhecida é a artista plástica Solange Chemin, que aposta na mistura de materiais, criando peças com pedras brasileiras, prata, ouro e fitas. 

Clementina Duarte






Silvia Doring











Salma Nasser







Mana Bernades














Nenhum comentário:

Postar um comentário