quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dicas para trabalhos escolares

Estrutura
A estrutura de trabalhos acadêmicos compreende: parte externa e parte interna. Com a finalidade de orientar os usuários, a disposição de elementos é dada no Esquema 1:
Esquema 1 – Estrutura do trabalho acadêmico - Parte externa
Capa (obrigatório)Lombada (opcional)
Parte interna Elementos pré-textuais
Folha de rosto (obrigatório)
Errata (opcional)
Folha de aprovação (obrigatório)
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório)
Elementos textuais
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Elementos pós-textuais
Referências (obrigatório)
Glossário (opcional)
Apêndice (opcional)
Anexo (opcional)
Índice (opcional)
1
Parte externa
Capa
Elemento obrigatório. As informações são apresentadas na seguinte ordem: nome da instituição (opcional); nome do autor; título: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação; subtítulo: se houver, deve ser precedido de dois pontos, evidenciando a sua subordinação ao título; número do volume: se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume; local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
NOTA No caso de cidades homônimas recomenda-se o acréscimo da sigla da unidade da federação.
Ano de depósito (da entrega).
Capa - Deve ser centralizado à margem superior, com letras maiúsculas, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples;
Título do trabalho: no centro da folha, centralizado, tamanho 16;
Nome do aluno/série: abaixo do título 5 cm, centralizado, letras maiúsculas, tamanho12;
Local, mês e ano: centralizado, a 3cm da borda inferior e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12.
Sumário
Iniciar em folha distinta, título sem indicativo numérico, centralizado a 3 cm da borda superior com o texto iniciando 2 cm abaixo. Indica as partes do trabalho, capítulos, itens e subitens, e as páginas em que se encontram. (ABNT. NBR 6027, 2003)

Introdução - Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numérico (1), alinhado à margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo. A parte introdutória abre o trabalho propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado. Na seqüência é necessário delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo no tempo e espaço; mostrar a sua importância e apontar a metodologia empregada (pesquisa bibliográfica, pesquisa de laboratório, etc).
Desenvolvimento - Também chamado corpo do trabalho, deve apresentar o detalhamento da pesquisa realizada e comunicar seus resultados. O conteúdo pode ser subdividido em capítulos, dentro de uma estrutura lógica com que o tema foi desenvolvido. Deve-se iniciar pelos títulos mais importantes do plano e subdividir cada um segundo o material disponível, em itens e subitens, adotando uma numeração progressiva até o final do trabalho. Esta divisão servirá de base para a realização do sumário.
Exemplo:
2 ALGODÃO
2.1 A Semente do Algodão
2.1.1 Variedades
2.2 Técnicas de produção
Conclusão - Iniciar em folha distinta apresentando um indicativo numérico, alinhado à esquerda. Constitui o ponto de chegada, isto é, deve apresentar a resposta ao tema anunciado na introdução. Não é apropriado iniciar afirmando que vai concluir. A conclusão não é uma idéia nova ou um resumo marcante dos argumentos principais, é síntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das deduções lógicas, baseadas no desenvolvimento.
Anexo(s) - Sugere-se apresentação em folha distinta, título centralizado, elemento opcional. Poderão fazer parte do item "Anexos", textos ou documentos não elaborados pelo autor, que venham contribuir para ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho. São exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas etc. Ressalta-se que no corpo do trabalho deve-se fazer citação referente ao material colocado anexo.
"Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos." (ABNT. NBR 14724, 2002, p. 5)
Exemplo:
ANEXO A – Tabela de classificação de sementes.

Lombada - Elemento opcional. Apresentada conforme a ABNT NBR 12225.
Parte interna:
Folha de rosto - Elemento obrigatório.
Anverso - Os elementos devem ser apresentados na seguinte ordem: a) nome do autor;b) título;c) subtítulo, se houver;d) número do volume, se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume;e) natureza: tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo(aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração;f) nome do orientador e, se houver, do coorientador;g) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;h) ano de depósito (da entrega).
Verso - Deve conter os dados de catalogação-na-publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo-Ame-ricano vigente.
Errata - Elemento opcional. Deve ser inserida logo após a folha de rosto, constituída pela referência do trabalho e pelo texto da errata. Apresentada em papel avulso ou encartado, acrescida ao trabalho depois de impresso.
Folha de aprovação - Elemento obrigatório. Deve ser inserida após a folha de rosto, constituída pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração) data de aprovação, nome, titulação e assinaturados componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora devem ser colocadas após a aprovação do trabalho.
Preste atenção nas informações que você precisará e nos exemplos para cada um dos casos abaixo:
Site da Web:Nome do autor do texto; Título do texto; Endereço eletrônico; Data.
Exemplo: SILVA, Antonio da. Com a bola toda. Disponível em: .Acesso em: 14 de set. de 2007.
Gates, B. & Ballmer, S. (1998). Homepage do Defensor do Código Aberto <http://www.opensource.org/halloween/halloween1.php>. Acessado (ou Visitado) em 5 de Agosto de 2003.
Revista: Nome do autor do texto; Título do texto; Editora; Estado; Número; Páginas; Data.
Exemplo: SILVA, Antonio da. Com a bola toda. Brasiliana, Mato Grosso do Sul, n. 25, p. 17-23, 14 de setembro de 2007.
Livro: Nome do autor do livro; Título do livro; Edição; Estado; Editora; Ano; Páginas.
Exemplo: SILVA, Antonio da. Tudo sobre Futebol: Com a bola toda. 5 ed. Mato Grosso do Sul: Brasiliana, 2007. p. 55-64.
TCC: Nome do autor do trabalho; Título do trabalho; Ano; Definição do trabalho; Nome da instituição; Estado; Ano da apresentação.
Exemplo: SILVA, Antonio da. Com a bola toda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade Estadual de Jornalismo e Comunicação – FEJC, Cuiabá, 2007.
Periódico (jornais e revistas)
Para publicações periódicas usa-se seu título em maiúscula, seguido do local, editor, ano do primeiro e último volumes (se já encerrada a publicação); são opcionais também as notas especiais, tais como títulos anteriores, ISSN, etc.
SELECTA ACADÊMICA. Caetité: Academia Caetiteense de Letras, 2001-, mensal.
CD e CD-ROM
Autoria, no formato "SOBRENOME (ou apelido), Primeiros nomes". Local: Editora ou empresa, Ano. Número do CD. Programa a que se destina. Descrição do meio.
Autoria, no formato "SOBRENOME (ou apelido), Primeiros nomes". Título: subtítulo. Edição. (se houver) Local: Editora, data. Nº de páginas ou vol. (opcional).
Exemplo:
FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1838 p.
ou:
FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda. Novo dicionário da língua portuguesa - Século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2º ed., 1993, ISBN 85-209-0411-4.

Dissertação e tese

Autoria, no formato "SOBRENOME (ou apelido), Primeiros nomes". Título. Data. Categoria (grau e área). Nome da instituição de defesa, local.

Enciclopédias

Artigo ou verbete com assinatura
CASTELO-BRANCO, Fernando; Afídio, in "Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira da Cultura, Edição Século XXI", Volume I, Editorial Verbo, Braga, Janeiro de 1998
Verbete sem assinatura
Da mesma forma com que se cita um dicionário.

Eventos

Para eventos (como seminários, encontros, convenções, conferências) usa-se: NOME DO EVENTO, edição, ano,local:
ENCONTRO MUNDIAL DE WIKIPEDISTAS, 1., 2008, Atlântida.

Filmes

Título. Diretor (realizador). Local: Produtora, distribuidora, data. Tipo de suporte (se é DVD ou fita de videocassete) (duração), sistema de reprodução (PAl-M ou VHS), som ou mudo., cor ou preto-e-branco (color ou p&b)., legendado ou dublado (para filmes estrangeiros).

Leis

Local de jurisdição (BRASIL, por exemplo, em maiúsculas). Título (Lei ou Decreto) nº, de (data). Ementa. Nome do Órgão que publicou (em itálico), local, v., n°., p., data.

Partes de documentos

Artigos de periódicos

Autoria, no formato "SOBRENOME (ou apelido), Primeiros nomes". Ano da publicação. (algarismo entre parêntesis) Título do artigo em negrito. Título da publicação (em série em itálico.) ISSN. Volume, Número, Número das páginas inicial e final.
Exemplos:
Brandão, M.; Gavilanes, M. L. (1992). Espécies árboreas padronizadoras do Cerrado mineiro e sua distribuição no Estado. Informe Agropecuário 16 (173), 5-11.
Brandybuck, M. (1955). Herb-lore of the Shire. (Tradição herbal do Shire). J. Royal Institute of Chemistry 10 (2), 234–351.
Note que os números depois do nome do periódico indicam: volume (número da edição, opcional), números das páginas. Use maiúsculas apenas para a primeira palavra do título, nomes próprios, e a primeira palavra depois de dois pontos/espaço/hífen. Para um artigo disponível online, torne o nome título do artigo um link para a versão online.

Artigos de jornais e revistas (ou periódicos online)

Blair, Eric Arthur (29 de Agosto de 1949). Ansiando por um futuro brilhante. New English Weekly, p. 57.
Ou, para artigos sem autor, coloque o título antes:
Sobre a importância da modéstia (5 de Maio de 1821). Pravda, pp. B1, C12.
Mais uma vez. para artigos online, faça do título do artigo um link para a URL; pode não ser possível fornecer um número de página neste caso, por exemplo:
Chalmers, Rachel (1 de Setembro de 2000). O guru dos gurus do Unix. <http://dir.salon.com/tech/feature/2000/09/01/rich_stevens/index.html>. Salon.
Os dados entre parênteses devem ser a data ou o ano em que o documento foi criado, ou editado pela última vez; deve ser omitido se não puder ser determinado. Pode-se utilizar a predefinição {{citar web}} para facilitar este processo.

Citando a Wikipédia

Se você usou em seu trabalho conteúdos disponibilizados na Wikipédia, é fundamental que faça menção desta fonte na lista de referências. Segundo as normas da Associação Brasileira de Normas técnicas - ABNT, norma NBR 6023:ago 2003 a forma indicada é a seguinte:
NOME do verbete. In: título da enciclopédia. Disponível em:. . Acesso em: data.
Exemplo
CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Conteúdo_aberto&oldid=15696001> Acesso em: 8 out 2009.

Referências vs. bibliografia

A bibliografia difere da referência bibliográfica. A referência ocorre quando um texto é citado no corpo do trabalho, ou seja: a obra foi usada para a elaboração do texto. Já a bibliografia é uma relação feita de obras sobre o assunto, que o autor recomenda a leitura - não necessariamente consultadas para a elaboração do texto.
É interessante a citação de bibliografia sobre certo assunto, pois possibilita a quem venha a consultar um determinado verbete tenha condições de localizar outras fontes que tratem do tema em questão.
http://www.usp.br/prolam/ABNT_2011.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário